segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Turma: 4º e 5º anos
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdo: Literatura infantil
Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura oportunizando, ao aluno, o contato com a diversidade textual.
Período: quatro meses
Metodologia:
Selecionar a bibliografia que irá utilizar com os alunos e organizar momentos de leitura, explorando a diversidade dos gêneros contos, fábulas e poesia. Os eventos culminarão em quatro momentos distintos ao longo do semestre: A leitura pede passagem; Assalto poético; Leitura na praça; Quem conta um conto aumenta um ponto.
A leitura pede passagem: levar os alunos à sala de leitura e solicitar que leiam livros de literatura e escolham o que mais lhe interessou. Cada aluno levará o livro para casa, fará a leitura atenta para dominar o enredo. Durante o mês cada um ficará responsável por fazer a leitura diária da história para a turma e, ao final do mês, iremos à estação de trem do bairro onde faremos a leitura ou a contação da história para os passageiros que irão embarcar ou que estarão chegando a estação. Alguns poderão se caracterizar como um dos personagens. Esse mesmo evento ocorrerá na escola, durante o recreio, no qual um aluno ficará responsável de ser o contador de história para os alunos menores.
Assalto poético: levar para a sala de aula poemas de diversos autores como Cecília Meireles, José Paulo Paes, Elias José, Ruth Rocha, Vinicius de Morais... Estimular os alunos a ler a maior variedade possível e, no final, peça que escolham o(s) que mais lhe agradou(aram). Convidá-los a tornar a poesia viva em nossa escola mas, para isso, terão que memorizar o poema para que possam declamar para outras pessoas ouvirem. Explicar que para se declamar é preciso ter sentimento, expressão, não podemos apenas ler. Durante uma semana, a cada dia, cinco alunos declamarão os poemas escolhidos. Quando todos já estiverem prontos, explicar que iremos visitar todas as turmas da escola para fazer um Assalto Poético, chamamos de assalto porque chegaremos de supetão, sem aviso, proporcinando uma surpresa literária.
Leitura na praça: esse evento envolverá as escolas próximas à nossa, com o objetivo de mostrar às pessoas que a leitura pode acontecer em qualquer lugar e não apenas na escola. Escolheremos a praça mais central para nos unir aos alunos das demais escolas. Aproveitaremos as leituras já realizadas durante o evento na estação de trem.
Quem conta um conto aumenta um ponto: uma das formas de expressão literária é o teatro, por isso faremos a contação das fábulas através da dramatização. Esse trabalho envolverá as turmas dos quartos e quintos anos. Cada professor deverá selecionar algumas fábulas conhecidas e ler para os alunos. Em seguida, peça que escolham as que consideraram mais interessante. Dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que façam a dramatização. Após a apresentação de todos as crianças deverão escolher o grupo que melhor representou sua história. Esse grupo irá representar a turma durante o momento literario, no qual cada turma fará a dramatização de uma fábula.
Avaliação:
Durante todo o processo o professor observará o envolvimento do aluno observando se o mesmo demonstrou satisfação nas leituras e em participar dos eventos que foram desenvolvidos ao longo do semestre.
http://virtualbooks.terra.com.br/livros_online/livros_online_index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário