segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os caminhos percorridos pela água

Turma: 4º ano
Área de conhecimento: Ciências
Conteúdo: O ciclo da água
Objetivo: Conhecer como ocorre o processo do ciclo da água na natureza compreendendo a sua importancia para a estabilidade do meio ambiente.
Período: seis aulas
Metodologia:
Iniciar perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os caminhos da água na natureza e listar o que conhecem sobre o assunto. Em seguida liste o que não conhecem e gostariam de descobrir.
Diante dos pontos elencados refletir sobre o problema da água no mundo e em nossa cidade e o que podemos fazer a respeito discutindo sobre as seguintes questões: De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Qual a origem da água no planeta terra? O homem pode mudar o ciclo da água? Qual a importância do ciclo da água para o meio ambiente? Como o ser humano vem interferindo no ciclo da água? Existem pessoas que não tem acesso a água? Qual a relação da qualidade da água e a qualidade de vida da população de nosso bairro, cidade, município...?
Introduzir o tema trabalhando a música "Terra planeta água". Analisando cada estrofe da música. Em seguida os alunos registram o que compreenderam através do desenho.
Levar os alunos ao laboratório de informática para assistir a um vídeo sobre o processo do ciclo da água que está disponível em http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/. Caso não haja laboratorio de informática na escola ou mesmo internet disponível, o professor poderá fazer o download e utilizar o DVD e a TV. O vídeo é muito interessante e explica com clareza os caminhos que a água percorre em nossa natureza. Esse momento é bastante rico no qual o professor poderá responder as questões levantadas pelos alunos e levantar outras para reflexão.
É importante que seja explorada cada uma das etapas do ciclo como a evaporação, a transpiração, a sublimação, a condensação, a precipitação e o escoamento, analisando os fenômenos naturais e como estes se relacionam. Os alunos devem compreender a importância do ciclo da água e da preservação do meio ambiente para a manutenção das estações do ano, da temperatura ideal, da umidade do ar, etc.
Vivenciar algumas experiências em sala de aula com os alunos que retratem cada etapa do ciclo para a melhor compreensão do conteúdo.
Para concluir, realizar aula de campo a CAERN, instituição que distribui e trata a água da nossa cidade, para que os alunos vivenciem e processo de tratamento e distribuição da água.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades observando a aprendizagem dos alunos, seus questionamentos e intervenções, procurando perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados. O professor fara as intervenções necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário